domingo, 6 de junho de 2010

APA do Lagamar do Cauípe

A APA DO LAGAMAR DO CAUÍPE, no município de Caucaia, está localizada na área de influência do Complexo Industrial e Portuário do Pecém e foi criada com o objetivo de proteger as comunidades bióticas nativas, as nascentes dos rios, as vertentes e os solos, além de garantir a conservação de remanescentes da mata aluvial, dos leitos naturais das águas pluviais e das reservas hídricas.
O lagamar propriamente dito é oriundo do barramento do rio Cauípe pelo campo de dunas móveis. No Lagamar do Cauípe o encontro das águas do rio com o mar e a beleza das dunas são mescladas com os coqueirais.
 
VEGETAÇÃO
 
Quanto à cobertura vegetal, está dividida em três padrões:
Vegetação das dunas fixas e semi-fixas com cobertura esparsa, a vegetação das dunas fixas com padrão fisionômico arbóreo-arbustivo, e, por fim, a vegetação dos tabuleiros vegetação sub-perenifólia e vegetação caducifólia.
 
 
GEOMORFOLOGIA


A área de influência direta é composta por terrenos Cenozóicos. Sua porção Norte é integrada por sedimentos Quaternários de dunas e de origem fluvial e marinha. Para o Sul, bordejando de modo sinuoso os contornos do corpo d’água, há preponderância dos sedimentos pertencentes à formação barreiras, que têm coberturas arenosas e, eventualmente, areno-argilosas.
HIDROGRAFIA


O rio Cauípe é barrado naturalmente a 3 km da praia, pelas dunas, formando o Lagamar do Cauípe. O lado sudeste da área é caracterizado pela presença de lagoas, destacando-se as lagoas do Banana, do Tapacaú, do Damião e Tanupaba.
Três riachos têm seus cursos d’água direcionados para a lagoa do Banana. Esta, por sua vez, quando cheia, drena para o Lagamar do Cauípe, através do riacho Pirapora.

CLIMA


As condições de circulação atmosférica que controlam o clima são bastante variadas mas a temperatura média anual fica em torno de 27ºC.

FAUNA


As principais espécies encontradas na região são, entre as aves: o galo-de-campina, rolinhas, anum branco, coruja etc. Já entre as espécies aquáticas, destacam-se o teteú, socó, marreca, aruá, caramujos e algumas espécies de camarões de água doce e peixes como curimatã, piaba lambari, traíra, entre outros.

Além dessas espécies a APA também abriga diversos mamíferos, répteis e anfíbios:
preá, raposa, cassaco, cobra-de-veada, cobra papa-ova, camaleão, tejo, cururu, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário