sexta-feira, 25 de junho de 2010

Resgate Da fauna no desmatamento para a implantação da companhia siderúrgica do pecém


Salvamento da Fauna

O desmatamento trará, inevitavelmente, prejuízos á fauna da área desmatada que poderão ser minimizados através da transferência de, pelo menos, parte dos animais para as áreas que passarão a constituir Reservas Ecológicas
Deverão ser seguidas as seguintes recomendações:
1.      A manutenção de corredores de escape permitirá a fuga, para as reservas, de uma parte da fauna durante os trabalhos de desmatamento. Entretanto, muitos animais precisarão ser capturados para posterior soltura nas reservas.
2.      Considerando-se que a principal época de procriação da maioria dos pássaros coincide com a estação das chuvas, recomenda-se que o desmatamento seja executado na estação seca, evitando-se, assim, a destruição de ninhos e ovos.
3.      Vespeiros, colméias de abelhas e outros ninhos de insetos deverão ser transferidos para árvores localizadas nas áreas que não serão afetadas.
4.      Os animais entocados deverão ser capturados. As técnicas de captura variarão de acordo com o animal. De um modo geral, os mamíferos poderão ser desentocados com o uso de varas comprimas e/ou fumaça, colocando-se na abertura da toca ou oco de árvores uma rede para o aprisionamento do animal, que então será alojado numa caixa comprida.
5.      As serpentes deverão ser capturadas com o uso de laço ou de ganchos apropriados e acondicionadas em caixas especiais.
6.      As aranhas e outros invertebrados deverão ser capturados com pinças e colocados em potes de plástico com boca larga e tampa de rosca.
7.      Pequenos lagartos e anfíbios deverão ser coletados com as mãos e acondicionados em sacos de pano.
8.      Os animais capturados deverão ser transportados cuidadosamente para as áreas que irão constituir reservas ecológicas. Sua soltura deverá ser feita de modo cuidadoso e obedecendo as particularidades do animal. Os hábitos noturnos deverão ser soltos durante á noite.
9.      Animais cuja sobrevivência estiver irremediavelmente comprometida, como filhotes órfãos, exemplares seriamente debilitados ou com graves traumatismos e os que acidentalmente morrerem no decorrer dos trabalhos de desmatamento ou resgate, deverão ser enviados vivos ou mortos ( neste caso congelados ), para o Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará, em fortaleza, onde serão incorporados a coleções cientificas ficando como registro da fauna da região. 
10.  As serpentes peçonhentas capturadas deverão ser enviadas vivas, para o Laboratório Regional de Ofiologia de Fortaleza ( LAROF ) da Universidade Federal do Ceará.
11.  O transporte dos animais deverá ser feito sempre no período do dia em que a temperatura é mais amena, pois, de um modo geral, eles são muito sensíveis ao calor.

 Obs  Os animais aapós serem tratados,são soltos na estação ecológica do pecém.














Nenhum comentário:

Postar um comentário