domingo, 6 de junho de 2010

Estação Ecológica do Pecém

A Estação Ecológica do Pecém ocupa uma área de grande riqueza biológica, com diversidade faunística e florística. A beleza cênica dos cordões de dunas móveis e edafizadas completa-se com alguns córregos provenientes de afloramentos de aqüíferos e a formação de lagoas interdunares.
A área de abrangência da Estação Ecológica do Pecém apresenta vegetação do tipo Complexo Vegetacional Litorâneo, englobando ambientes lacustres interdunares e tabuleiros pré-litorâneo. As paleodunas, localizadas no Município de Caucaia, formam cordões de direção aproximadamente leste-oeste, posicionados à retaguarda das dunas recentes. Sendo formadas por areias bem selecionadas, de granulação fina a média, por vezes siltosa, quartzosas e/ou quartzo-feldspáticas, com tons amarelados, alaranjados ou acinzentados. Trata-se de uma geração mais antiga de dunas, apresentando o desenvolvimento de processos pedogenéticos, com a conseqüente fixação de um revestimento vegetal de maior porte constituído por densa vegetação, e trechos completamente preservados.

A criação da Estação Ecológica do Pecém se reverte de uma importância grandiosa quando se tem consciência da ocupação e utilização desordenada e não planejada das áreas litorâneas. A degradação das zonas dunares está diretamente relacionada com a captação de água para o lençol freático, alteração da cobertura vegetal que as suporta (destruição da vegetação natural e surgimento de espécies exóticas), bem como modificações da topografia natural e/ou impermeabilização do solo, interrompendo assim o ciclo de deposição e transporte das areias quebrando a cadeia alimentar de várias espécies.
A Estação Ecológica do Pecém será um laboratório vivo para pesquisas científicas onde poderão ser encontradas espécies bioindicadoras do estado vital do ecossistema e como uma área de interfase do desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém e de corredor ecológico para as Unidades de Conservação APA do Lagamar do Cauípe e APA do Pecém, considerando sua situação geográfica entre essas duas APA’s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário